Alcides Contabilidade

SAIBA MAIS - Confira 5 dicas para acabar com a procrastinação

25 de maio de 2022
Escola Educação

Quanto tempo gastamos antes de iniciar algumas mudanças de hábitos importantes em nossas vidas? Podemos dizer que a falta de motivação e a procrastinação são, muitas vezes, as principais barreiras para que qualquer mudança e realização venham a ocorrer. Por isso, veja a seguir algumas dicas de como alcançar mais rapidamente a motivação para você parar de procrastinar.

5 dicas para driblar a procrastinação

Praticar o autoconhecimento

Para que possamos quebrar o hábito de adiar as tarefas importantes constantemente, é fundamental entender quais são os nossos mecanismos internos que nos fazem continuar adiando.

Em outras palavras, reserve um tempo para refletir sobre si mesmo, suas atitudes e o que dificulta sua ação. A partir desse conhecimento, será mais fácil se alinhar às estratégias necessárias para orientar suas ações e conseguir fazer diferente.

Ter objetivos concretos

Saber para onde você quer ir é a chave para se concentrar, e portanto, evitar a procrastinação. Dessa forma, com metas bem definidas, se torna mais fácil a tomada de decisão e a seleção do que é prioridade. Com os planos desenvolvidos e o objetivo em foco, outros problemas são evitados, como a angústia e a sensação de incapacidade e estagnação.

Ligar o seu emocional com as suas metas

Definir claramente os objetivos é fundamental, mas o segredo para alcançá-los está em nosso mundo interior e em nossas emoções, então conecte a dinâmica emocional a cada objetivo.

Visualize-se realizando seu objetivo e perceba as emoções que isso desperta em você. Quando fizer isso, permita-se, naquele momento, ser pego nessa emoção e se jogue na ação, produza!

Compreender as falhas

Ainda que você esteja muito alinhado consigo mesmo e com o que deseja alcançar, naturalmente poderá falhar. Quando isso acontece, é importante analisar o que você poderia ter feito diferente, assim como os fatores externos envolvidos, enquanto tenta não entrar em um ciclo de autocrítica que o frustra e leva à procrastinação.

Escolher metas menores

Outro fator que contribui para a procrastinação é a criação de metas distantes ou muito complexas. Isso ocorre porque essas tarefas geralmente são colocadas para serem feitas depois, já que apresentam mais dificuldade, e por isso, acabam não sendo feitas e adiadas por prazo indeterminado.

Para atingir esses objetivos “mais elevados”, os especialistas recomendam dividi-los em etapas menores com prazos mais alcançáveis. Como resultado, pequenos passos em direção ao projeto se tornam vitórias e elevam a autoestima.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias